quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Guarda-lapis com nome e foto.



Como no inicio do ano letivo, os pequenos ainda não identificam o nome, fiz os potinhos de garrafa pet com nome e foto. Assim no decorrer do ano letivo eles vão aprendendo a guardar seus materiais, identificar o nome e se reconhecer como pessoa.

Reaproveitando os potes vazios

Sugestão de como podemos reaproveitar os potes vazios. Esses são de sorvete e lenços umidecidos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

~~FICHÁRIO DOS ALUNOS~~


Essa é uma ótima idéia para organizar as tarefas dos pequenos. É so arrumar uma caixa de papelão e cobrir com EVA e dentro colocar as pastas de arquivo.

CARTAZES E DOBRADURAS DOS TRÈS PORQUINHOS


FOLHA INTERNA PARA SER UTILIZADA NO CADERNINHO QUE A CRIANÇA IRÁ LEVAR PARA CASA.


Senhores Pais:

Ouvindo histórias, as crianças vivem emoções, descobrem novas palavras, estabelecendo relações entre a realidade e fantasia e tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro. É natural da criança na faixa etária entre 0 a 4 anos o gosto pelo imaginário.
Com o objetivo de aproveitar essa característica natural e, ainda despertar o prazer de estar em contato com o outro e torná-la menos centrada em suas próprias questões, estamos enviando para casa a caixa: Lá vem história, onde você junto do seu filho, poderá partilhar de momentos alegres, possibilitando a integração de pais e filhos, além de interagir com momentos vivenciados na escola.
As “Histórias Infantis” ajudam a criança a fazer sua opção sobre quem ela quer ser e facilitam o desenvolvimento interior da sua personalidade que irá ser construída.

Participe da história que seu filho irá contar, depois relate como foi esse momento tão especial em família.
Um abraço professora: Ana Claudia Salles Oliveira.

~~LÁ VEM HISTÓRIA~~


LÁ VEM HISTÓRIA é o nome de um projeto de história onde são lidas e apresentadas pelo professor e aluno de várias formas.

Após varias realizações de atividades como cartazes, fantoches de palito, dobraduras etc, cada criança em dia diferenciado leva a caixinha de história para casa e partilha com a família. Junto vai um caderninho onde a família registra como foi esse momento divertido.

Essa caixinha era uma caixa de bota (foi escolhida por ser maior) forrada com EVA por fora e decorada, e dentro forrada com feltro. A árvore, passarinho e nuvens são permanentes. Os personagens dos porquinhos, o lobo e as casinhas (feito de EVA com velcro atrás) podem ser removidos. O objetivo ao criar personagens móveis é que poderei utilizar a caixa pra outras histórias





~~~CAIXA DOS NUMERAIS~~


A caixa dos numerias serve pra uma brincadeira divertida e tambem para ser trabalhado a noção de quantidade através do tato.

~~CAIXA DOS SENTIMENTOS~~


Eu criei essa caixinha para trabalhar com os pequenos já que atuo no Grupo 2 da Educação Infantil. É necessário para que a aprendizagem se efetive, trabalhar com materiais que possam se manipulados por eles. A caixinha foi coberta com EVA colorido e em cada parte coloquei uma carinha, sendo elas: FELIZ, ASSUSTADO, TRISTE, CHORANDO e BRAVO. No primeiro momento socializei a caixinha, mostrando as carinhas para que eles percebessem as expressões. no segundo momento a caixa passou de mão em mão para que eles mostrassem a carinha que expressasse o que estavam sentindo naquele momento. O terceiro momento acontece todo dia quando eles podem dizer COMO ESTÃO SE SENTINDO HOJE. Vale a criatividade de cada um. Aceito sugestões para um trabalho diferente com a caixinha.